É assim, existe um programa computacional com um milhão de veículos cadastrados. Para cada um deles existe o ponto certo de regulagem dos ângulos da suspensão. Lembrando que os mais comuns são convergência ou divergência.
O técnico seleciona o modelo do seu carro, e o programa abre uma tela com as medidas de projeto da suspensão do seu veículo exclusivamente. O veículo é colocado em uma plataforma de medição, já calibrada nas coordenadas x,y e z, para que o programa faça a leitura do carro. É, geralmente, uma rampa que se eleva.
Essa leitura é possível, através de sensores a laser que são colocados em cada roda e que fazem a medida dos ângulos. O alinhador, então, consulta o programa para saber quão fora das medidas projetadas estão os números medidos.
Esses sensores permitem medições muito precisas dos conjuntos de rodas e eixos do veículo, e assim o alinhador, manualmente, pode regular a suspensão para que fique igual à projetada.
Pronto! Se os ajustes feitos estiverem corretos, o programa irá mostrar que a suspensão está alinhada!
Se feito direito, o alinhamento 3D é mais prático e confiável do que o alinhamento manual. Sabe o que pode acontecer se a suspensão não estiver alinhada conforme os graus estabelecidos?
1- Menor durabilidade dos componentes da suspensão.
2- Aumento do consumo de combustível.
3- Desgaste irregular dos pneus.
4- Direção desconfortável.
5- Perda de estabilidade e segurança principalmente nas curvas.