O óleo do câmbio não é como o do motor, que se troca em intervalos relativamente estreitos. Mas isso não quer dizer que ele não tenha de ser troca
Por que trocar?
Assim como em qualquer outra estrutura mecânica, as peças metálicas estão em contato umas com as outras. No caso da transmissão automática, temos também a presença dos discos de embreagem que são feitos de material abrasivo que com o tempo, desprende partículas que começam a circular dentro da transmissão.
Estas partículas vão se alojando no filtro, enquanto que uma parte das partículas metálicas ficam grudadas nos ímãs presentes no interior do câmbio.
Com o passar do tempo, não há milagre, as características de viscosidade do fluido chegarão a um determinado grau de comprometimento e as consequências serão o comprometimento, o rápido desgaste e até destruição da transmissão.
Se substituirmos o fluido periodicamente, evitamos estes aborrecimentos e principalmente, a necessidade de ter de arcar com o alto custo de reparo de transmissões automáticas.
Troca de fluido de transmissão com a máquina
Substituir regularmente o óleo da transmissão é uma necessidade, assim como trocar o óleo do motor. Embora tenham uma durabilidade muito maior (variando conforme o tipo), o óleo do câmbio automático também fica velho, sua troca regular aumenta drasticamente a longevidade da transmissão de seu carro.
Estamos equipados com máquinas de flushing que é capaz de fazer uma verdadeira diálise do fluido da transmissão. Com a máquina, conseguimos garantir praticamente 100% de substituição do fluido enquanto que pelo método convencional de decantação por gravidade, apenas cerca deno máximo 50% do fluido é substituído